domingo, 8 de janeiro de 2012

Instalando o Windows 8 preview a partir de um pendrive

Assim como fez antes do lançamento do Windows 7, a Microsoft está disponibilizando previews públicos do Windows 8, que permitem testar o sistema gratuitamente e assim de familiarizar com o novo ambiente. Com todas as mudanças e novos conceitos de interface trazidos pelo Windows 8, todos devem querer dar uma olhada, nem que seja por mera curiosidade.

As imagens de instalação do preview para desenvolvedores estão disponíveis no: http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/home/
A maioria vai preferir a segunda opção "Windows Developer Preview English, 64-bit (x64)" mas usuários de netbooks ou de máquinas antigas com menos de 2 GB de RAM devem baixar a versão de 32 bits, que por sinal é um download menor, de apenas 2.8 GB:

Este ISO pode ser gravado e instalado da forma regular. Entretanto, em pleno 2011, muitos vão preferir fazer a instalação a partir de um pendrive, que vai resultar em uma instalação mais rápida e silenciosa, além de evitar o gasto de uma mídia desnecessária.
A criação do pendrive de instalação do Windows 8 pode ser feita usando o Windows 7 USB/DVD Download Tool da Microsoft, a mesma ferramenta usada para criar pendrives de instalação do Windows 7. Como os dois sistemas utilizam a mesma estrutura do DVD de instalação, a ferramenta também funciona para o Windows 8 preview sem precisar de atualização. Ele pode ser baixado aqui.

Você vai precisar também de um pendrive de pelo menos 4 GB, formatado em FAT32. Caso ele esteja formatado em outro sistema de arquivos, você pode fazer uma reformatação rápida simplesmente clicando sobre a letra da unidade, selecionando a opção "Formatar" e usando o FAT32 como sistema de arquivos.

Com o pendrive plugado, basta executar o Download Tool, selecionar o iso do Windows 8 e usar a opção de copiar o conteúdo para o pendrive. Ele se encarrega também de criar o registro de inicialização, tornando o pendrive bootável:

Concluída a instalação, basta reiniciar e dar boot através do pendrive para realizar a instalação. O instalador do Windows 8 é bastante similar ao do Windows 7 e os requisitos de sistema são também similares, com um mínimo de 2 GB de RAM 20 GB de HD para a versão de 64 bits e 1 GB de RAM e 16 GB de HD para a versão de 32 bits. Entretanto, na maioria das situações o Windows 8 consome menos memória e até mesmo menos processamento, já que o sistema mantém menos serviços ativos por default.

Esta é uma consequência bem vinda do fato de a Microsoft estar otimizando o sistema para uso em tablets, bem como para processadores ARM, que não possuem tanto poder de processamento bruto quanto um processador x86 de ponta.
Outra dica é que é possível também instalar o sistema diretamente a partir do iso em uma instalação prévia do Windows, sem usar um DVD nem um pendrive.

Nesse caso, você vai precisar usar o Daemon Tools ou outra ferramenta para montar arquivos iso. Uma vez montada a imagem, acesse o conteúdo e executar o arquivo \sources\setup.exe dentro da imagem, que diferente do autorum permite fazer uma nova instalação ou instalá-lo em dual-boot com a instalação atual, em vez de simplesmente atualizar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário