sábado, 14 de maio de 2011

Dicas de segurança






Como proteger seu pen drive dos vírus

O pen drive é um dos dispositivos de armazenamento mais usados atualmente, por ser o melhor recurso para usuários simples.

Mas uma grande pedra no caminho dos usuários que utilizam pen drive, são os vírus.

Eu, por exemplo, utilizo constantemente para fazer backup dos arquivos importantes do PC e os trabalhosdo curso. E sempre que conecto o pen drive na máquina do curso ele volta com um trojan de presente.

Geralmente os vírus são instalados na pasta raiz (quando ele pega o vírus ao conectar no PC). Quando o pen drive é infectado por intermédio de algum arquivo, é bem mais fácil de detectá-lo e deletá-lo.

Um colega de curso me mostrou um método de proteger o pen drive dos vírus, que até agora funcionou perfeitamente comigo.

1º passo: Formate o pen drive como fat32.
Lembre-se que ao formatá-lo, você perderá todos os arquivos que estão armazenados nele, portando, faça o backup dos arquivos que você achar importante.

2º passo: Agora, vamos convertê-lo para NTFS
Vá em Iniciar > Executar, digite CMD e clique em OK.
Na tela do prompt de comando, digite convert e letra da unidade em que o pen drive está conectado.
exemplo: convert e: /fs:ntfs
No exemplo, ele está conectado na unidade E:

3° passo: Abra a pasta Meu Computador, e vá a Ferramentas > Opções de Pasta > Modo de Exibição, e desmarque as opções “Usar Compartilhamento Simples” e “Usar o Assistente de Compartilhamento”.

4° passo: Crie uma pasta dentro da raiz de seu pen drive, nela ficaram todos os seus arquivos.

5º passo: Agora, com o seu pen drive convertido para NTFS, clique com o botão direito do mouse na unidade em que seu pen drive está conectado e escolha compartilhamento e segurança.

6º passo: Escolha as opções de segurança e repare que a caixa de usuários “todos” está com controle total, marque apenas as opções ler e executar, listar conteúdo da pasta e leitura.

7° passo: Repita o passo 6 na pasta que foi criada na raiz, mas agora dê a “todos” o controle total.

Fazendo isso o seu pen drive não vai permitir que arquivos sejam gravados ou executados na pasta raiz (onde normalmente os vírus ficam alojados)
Porém, você terá total o controle da pasta que criou na raiz.

André Luis Filgueiras

Analista de Sistemas




Um comentário: